segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Martinho Lutero tentou tirar a Igreja católica do obscurantismo e não conseguiu

500 anos da reforma de Lutero assinalados em Lisboa com congresso sobre as suas teses
Os 500 anos da reforma protestante de Martinho Lutero, que se comemoram este ano, serão assinalados em Portugal com um Congresso que reunirá, em Lisboa, teólogos e investigadores de várias confissões religiosas.
O congresso intitulado “Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero”, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian de 09 a 11 de novembro, será promovido pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e pela Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo, em parceria com a Universidade Aberta.
A 31 de outubro de 2017 passam 500 anos sobre o que pode ser considerada a fundação do movimento reformador do século XVI, ficando para a história que nessa data em 1517 o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) afixou na porta da igreja do castelo de Vitemberga as suas 95 teses sobre as indulgências.
Este momento, segundo a comissão organizadora do congresso que decorrerá em Lisboa, veio a funcionar como arranque da Reforma Religiosa na Europa contribuindo para o subsequente surgimento do protestantismo e reorganização política, social e cultural do continente.
A Reforma Protestante, explicam os organizadores do evento, não mudou apenas a história da religião cristã, transformou a Alemanha, influenciou a Europa e os outros continentes.
O Congresso “Um Construtor da Modernidade: Lutero -- Teses -- 500 anos” pretende refletir sobre as múltiplas dimensões do movimento da Reforma, suas consequências e sua influência atual no mundo e segundo os organizadores é o primeiro evento do género sobre Lutero.
Além do capital religioso de Lutero, serão também abordados os valores filosóficos e estéticos.
No evento estarão presentes teólogos, biblistas e exegetas de vários quadrantes confessionais e contextos religiosos, bem como historiadores, filósofos, sociólogos e outros cientistas sociais.
Da modernidade à contemporaneidade, o pensamento teológico mas também a literatura, a música, as artes plásticas, a educação, a economia, o direito e as ciências foram impregnadas pelo pensamento da Reforma, refere a organização do evento.

Quinhentos anos depois, que herança ficou da dinâmica reformadora e que influência permaneceu viva até hoje?, são interrogações que estarão em debate no evento. (diário)

Em Machico em pleno séc.º XXI cónego Martins e políticos do PS apoiam o obscurantismo religioso em Machico no dia do Concelho!

 Pudera! o negócio das velas e promessas de cera, está dando!

 A professorazinha da cultura a defender o obscurantismo religioso da festa dos milagres. Estes machiquenses supostamente cultos, não são dignos do "Camões Pequeno"-Francisco Álvares de Nóbrega que como sabemos esteve encarcerado em Lisboa por ordem do Tribunal do Santo Ofício. A Inquisição não aceitava as suas ideias avançadas consideradas heréticas pela Igreja de Roma. 

Os Papas na altura tal como hoje com o "milagre" de Fátima, enchiam os cofres do Vaticano à custa da superstição e obscurantismo do povo! Lutero conseguiu correr da Alemanha o cardeal Tetzel vendedor das indulgências para colocar a alminha dos que as "comprassem" no céu!

 Cónego Martins a defender o seu "negócio". Se Martinho Lutero ressuscitasse e viesse hoje a Machico, era logo morto pelo devotos fanáticos do Senhor dos Milagres!

 O cacique machiquense e o "feitor" de Lisboa.

 Albuquerque fez bem em não ir àquela palhaçada!

 O "Feitor" a discursar. O tipo tem muito jeito para aqueles discursos hipócritas e de circunstância, em que nem o próprio acredita!

 O homem da mochila, representou o governo regional no dia do concelho de Machico

 Miguel Viveiros.Um empresário de Machico, com grande lucidez fala à RTP-Madeira


Sucesso desportivo do amigo chavelha, é de louvar!

Sem comentários:

Enviar um comentário