quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A verdade descobre-se pelos factos

A verdade descobre-se por comparação dos factos

Maria de Lurdes cumpre 3 anos de prisão na cadeia de Tires, acusada de injuriar ou difamar um juíz desembargador; entretanto o DIAP solta assaltante suspeito de 80 crimes na Madeira


DIAP liberta assaltante suspeito de 80 crimes

Polícia deteve Trio encapuzado que assaltava bares num carro furtadoA Polícia de Segurança Pública deteve ontem de madrugada, na zona do Garajau (Caniço), dois homens, de 28 e 33 anos, e uma mulher de 26, que se faziam transportar num carro furtado. O bando é suspeito de ter cometido uma série de assaltos em várias localidades da ilha da Madeira, três dos quais na última noite.

A detenção em flagrante delito aconteceu às 4 horas da manhã. Os arguidos almoçaram na esquadra de Santa Cruz sob escolta policial mas no final da tarde, pelas 18 horas, já estavam em liberdade. O procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) não encontrou motivos para apresentá-los ao primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coacção.
Em suma, o Ministério Público decide baixar os processos baixam para inquérito e pedir à PSP que continue a investigar. Uma decisão que causou alguma surpresa pelo facto de dois dos arguidos, do sexo masculino, serem reincidentes e terem já sido condenados a penas efectivas de prisão por crimes de idêntica natureza. Um deles está mesmo indiciado em mais de 80 processos-crimes por furto, roubo, tráfico de droga e ofensas corporais.
Segundo apurou o DIÁRIO, os ladrões foram detidos em flagrante delito quando alegadamente se preparavam para furtar o bar junto ao teleférico do Garajau, naquela que seria, provavelmente, a última paragem de mais uma noite farta em assaltos.
Momentos antes, o bando tinha tentado assaltar um bar situado na praia dos Reis Magos. Os ladrões já tinham, inclusive, mudado a posição às câmaras de videovigilância e preparavam-se para iniciar o arrombamento. Só não avançaram porque foram confrontados por um grupo de noctívagos que ali estava concentrado a ouvir música.
Nesse momento, a Polícia já seguia no encalço dos ladrões, pois na mesma noite já havia denúncias de pelo menos dois assaltos perpetrados em lojas de estações de serviço: uma no posto de abastecimento no Caniçal e outra em Santa Cruz, atrás do Aeroporto Cristiano Ronaldo.
Os suspeitos actuavam com o rosto coberto por um gorro e munidos de ferramentas, nomeadamente chave de fendas. Segundo apurou o DIÁRIO, a quadrilha fazia-se transportar numa carrinha ligeira comercial ‘Citroen Berlingo’ que um dos gatunos tinha furtado em Santo António (Funchal), na última sexta-feira, e com a qual terão cometido cerca de uma dezenas de assaltos em vários estabelecimentos na ilha da Madeira nos últimos três dias.
O ‘modus operandi’ posto em prática pela quadrilha era sempre o mesmo: paravam o carro, dirigiam-se primeiro às câmaras de videovigilância para destruí-las ou inutilizá-las e arrombavam as portas dos estabelecimentos usando chaves de fendas e outras ferramentas que levavam no carro. O objecto do furto era invariavelmente o mesmo: carteiras de tabaco e o dinheiro do fundo de caixa. Depois, seguiam para a próxima ‘estação’.
Foi na última paragem que os assaltantes se viram cercados pela PSP, quando tentavam assaltar o bar junto ao teleférico do Garajau. De armas apontadas, os agentes da esquadra de Santa Cruz montaram o cerco ao trio, vedando-lhe o acesso à saída do parque de estacionamento.
Os ladrões são dois homens, um de 28 anos, natural do Campanário e outro de 33, do Bairro da Nogueira (Camacha), e uma mulher de 26 anos, natural do Funchal. Acabaram por ser algemados e detidos por suspeitas da prática do crime de furto. Na bagageira da ‘Citroen Berlingo’, a PSP encontrou centenas de maços de cigarros e dinheiro, sobretudo moedas que tinham sido retiradas das caixas registadoras à ordem de pouco mais 200 euros aproximadamente.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e ontem estavam a ser ouvidos pelo procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal que estava a analisar os respectivos processos criminais para decidir se baixava para inquérito ou se havia fundamento para que fossem presentes ao juiz de instrução.
Se por um lado a mulher não tem antecedentes criminais, sabe-se que o arguido de 28 anos, conhecido por ‘Gilberto do Campanário’, já cumpriu pena de prisão por furto e ofensas à integridade física. Também o outro homem de 33 anos, já é cadastrado tendo sido condenado por furto.
Pelo menos estes últimos, estão indiciados por furtos cometidos em várias localidades da ilha da Madeira como Santo da Serra, São Vicente, Faial, Santana, Caniçal, Santa Cruz e Machico.
Danos avultados para levar 200 euros de bomba de gasolina

“Parece que tudo foi feito com total descontracção”. É desta forma que a sócia de uma bomba de gasolina, localizada em Santa Cruz, descreve o assalto que aconteceu durante a madrugada de terça-feira, pelas 4h30. Os assaltantes levaram consigo o cofre com o fundo de caixa, deixando estragos avultados.
A bomba de gasolina situada no cruzamento da Estrada de Santa Catarina com a Rua do Cano, atrás do Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo, foi palco de um assalto que passou despercebido até ao alarme do estabelecimento, que se encontrava ligado.
Segundo relatou a sócia da empresa proprietária do espaço, dois homens e uma mulher protagonizaram o assalto. Primeiramente, entraram e saíram do posto de abastecimento com recurso a uma carrinha que, tal como se veio a descobrir depois, tinha sido roubada. De seguida, decidiram parar o veículo num parque de estacionamento de um bar vizinho e dirigiram-se para a bomba de gasolina a pé.
“Ficaram a passear na zona, com a cara destapada, numa atitude que, pelas câmaras de vigilância, deixa transparecer alguma tranquilidade”, afirma a lesada. Só depois de lá estarem há algum tempo é que decidiram forçar a entrada na loja dessa bomba de gasolina. No entanto, apesar dos esforços feitos com recurso a uma ferramenta, não conseguiram abrir a porta. “É aí que vão novamente até à carrinha, de onde trazem uma pedra que usam para partir o vidro da porta”, explica.
Com o impacto da pedra o vidro acabou estilhaçado, sendo depois limpo por forma a permitir a passagem dos três indivíduos para o interior da loja. A sócia da empresa afirma que parecia que conheciam bem o sítio e aquilo que queriam, pois baixaram-se por forma a evitar accionar o alarme e dirigiram-se sem hesitar ao cofre que continha o fundo de caixa. Saíram do estabelecimento e colocaram-se em fuga na carrinha onde tinha chegado.
O alerta sobre este assalto foi dado pelo Guarda Nocturno, que passou a fazer a ronda nessa zona. Ao passar pelo local, constatou que o vidro da porta estava partido e, de imediato, comunicou o sucedido à PSP e aos proprietários do estabelecimento.
“Sei que eles já foram apanhados e até já me disseram que recuperaram o cofre”, confirmou a sócia ao DIÁRIO. Contudo, lamenta os avultados estragos que foram feitos nessa madrugada, uma vez que o valor das reparações é muito superior àquele que tinha sido levado pelos assaltantes. “Esta é uma estrada muito movimentada, mesmo durante a noite, pelo que acho estranho que tenham conseguido levar a cabo o assalto”, conclui. (diário)





2 comentários:

  1. Antes de falar, se calhar, convém ler o processo. É que muitas vezes a Polícia diz que um indivíduo é suspeito de muitos crimes, mas provas nem vê-las...

    ResponderEliminar
  2. Também às vezes isso é verdade.Mas como estamos desconfiados com a atuação do MP na Madeira, a gente desconfia. A justiça em Portugal não presta.Perseguem os democratas!

    ResponderEliminar