domingo, 23 de abril de 2017

Dírio Ramos fala da injustiça do IMI= um imposto para sugar dinheiro às pessoas


IMI - A carne limpa dos Municípios

23 ABR 2017 / 02:00 H.

O IMI, Imposto – Mais - Injusto, é cobrado pela Autoridade Tributária, que cobra 2% pelo seu trabalho, e entrega 98% aos municípios. 

O primeiro maior crime do IMI, é não haver automaticamente a descida do valor a pagar desta contribuição autárquica, dado que , de acordo com a fórmula de cálculo do Código do IMI, o coeficiente de vetustez, baixa de tempos a tempos.

 O segundo maior crime é a incoerência da aplicação do coeficiente de localização, que faz com que pessoas a viver em casas com o valor patrimonial e comercial idênticas chegam a pagar , por vezes menos 50%, como é o caso do Garajau em Santa Cruz, ou no Caminho do Amparo em São Martinho.

 O terceiro crime são as avaliações dos prédios, feitas pelos peritos avaliadores, engenheiros e arquitectos, que mediante o pagamento, miserável, de menos de cinco euros por avaliação, fazem avaliações através do Google Maps cometendo a barbaridade de assinar quase de olhos fechados aquilo que sabem não corresponde á realidade... Então os Municípios , através do Departamento de Urbanismo não podem fazer este trabalho tão elementar?! Quem avalia a qualidade e o conforto das casas? E as casas de génese ilegal que até não podem ser vendidas.

 Sempre que se fala destas coisas importantes, os responsáveis do Município dizem que a culpa é das Finanças. Mas são eles que ficam com o valor cobrado a mais, no seu erário , cada vez maior e a maior fonte de receita Municipal.

 Os Municípios cada vez arrecadam mais receitas, enquanto as famílias lutam para manter as suas casas. Era altura do IMI tornar-se o Imposto –Mais –Justo.

 A casa é um dos bens mais tributados: quem vende , paga mais-valias; quem compra, paga IMT; quem herda , paga também. Quem tem casa, paga toda a vida IMI.

 O Governo da República quis entregar a responsabilidade da aplicação do IMI aos Municípios, o que tem a minha concordância total, mas vi aqui na minha Cidade, o Presidente dizer que não queria esse trabalho, que não tem meios etc. etc....Sim , de facto os Municípios não querem assumir o odioso da questão do imposto-mais-injusto e erradamente aplicado e preferem ficar apenas com a «carne limpa». (com a devida vénia do Diário de Notícias)


Sem comentários:

Enviar um comentário