segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Terminou o derby madeirense com empate a zero



Washington, jogador do Nacional



Uma questão! 
Caro amigo Luís Calisto


Sei que você foi um valoroso futebolista do Clube Sport Marítimo, e como antiga glória e entendido na modalidade, queria fazer-lhe uma pergunta um pouco técnica, mas penso que me poderá satisfazer a minha curiosidade: - Quem projecta e desenha um estádio de futebol, é um engenheiro, um presidente do clube ou um arquitecto?
Sabe, é que vi ontem uma reportagem no Diário de Notícias da CMF, onde se lia que o “Estádio do Marítimo” estará entre os 30 candidatos aos melhores estádios do Mundo. A longa reportagem consome duas páginas do referido “boletim municipal”, onde Carlos Pereira fala longamente do projecto como se fosse ele o autor da peça arquitectónica. Mas, o mais curioso foi ver o Eng. Jorge Agrela afirmar que “a ideia foi juntar o espectador ao espectáculo”, dando a entender que também ele andou a arquitectar a referida obra.
Contudo, no meio das páginas, meio escondido num pequeno círculo desbotado, lá aparecia o nome do Arquitecto Pedro Araújo, como o autor do projecto arquitectónico do novo Estádio do Marítimo. 
Isto faz lembrar uma célebre exposição do artista plástico Robert Motherwell, no MOMA de New York, em que as revistas falaram até à exaustão do curador da exposição, das personalidades que a visitaram, do social e do seu impacto no Village, e nem uma palavra sobre o artista, que ficou esquecido lá para um canto, como se fosse um pequeno fantoche abandonado.
Também ouvi uma versão menos desportiva, em que pronunciar o nome do Arq. Pedro Araújo nestes meios era igual que evocar o nome de Lúcifer. Pois o homem andou anos e anos desesperado e a barafustar, com a factura do seu legítimo trabalho pregada no tecto, e com as finanças atrás dele para lhe cobrar o IVA, de um dinheiro que não tinha recebido do clube.
Mas, raios, sr. Calisto! Isto não é justificação para apagarem completamente o nome do Arquitecto, como fazia Estaline, nas célebres fotos com os seus rivais bolcheviques! Não acha?!

Gil Canha     (fénix) 

Os agricultores da Serra dÁgua com queixas do governo no 7º aniversário do aluvião do 20 de Fevereiro


Sem comentários:

Enviar um comentário