domingo, 19 de fevereiro de 2017

Revista sobre a imprensa madeirense deste domingo


Alberto ataca Albuquerque e candidado do PSD à CMSC


 Marta Caires todos os domingos escreve a sua crónica no Diário de Notícias do Funchal . Sabemos que  maior sonho desta senhora era casar com um príncipe encantado; daqueles que povoam o nosso imaginário dos contos de fadas. Mas como a vida real não se compadece de sonhos, a realidade é bem diferente no caso desta ilustre dama.
 João Francisco Silva natural de Machico ex-bilheteiro das camionetas da SAM nos anos 60 do século passado. Na altura os colegas apelidavam-no (o bonito) pois tinha a fama de assediar todas as raparigas geitosas que vinham do campo para a cidade viajando nas camionetas.
 Mais tarde esteve largos anos em roupeiro no glorioso Sport Clube Marítimo onde se reformou. Atualmente reside na freguesia do Monte onde se tornou uma pessoa solidária com os problemas da 3ª idade. -JM
 O cartunista do Diário satiriza o nosso «500» tal como foi baptizado à mais de vinte anos pelo padre Tavares que até na altura levou com um processo por difamação. Na Madeira depois de uma pessoa apanhar um alcunha, já ninguém lho tira da boca do povo.
Recordamos aqui a história do "500" na sua versão original publicada pelo nosso  blog em Novembro do ano passado.

A verdadeira história de Rui Alves o "quinhentos"

padre Mário Tavares Figueira

 Decorria o ano de 1996,realizavam-se eleições autárquicas e o Padre Tavares era o candidato da CDU à CMF e Rui Alves integrava pela segunda vez a lista de Miguel Albuquerque à autarquia funchalense.

Mário Tavares através de informações do PCP sabia da prática de Rui Alves enquanto vereador das Obras na CMF: Exigia abusivamente 500 contos a cada munícipe que quisesse ver aprovado na Câmara, qualquer projecto de construção.
Mário Tavares como não pactuava com atos de corrupção denunciou essa situação publicamente sem citar o nome do vereador Rui Alves (apenas falou no vereador das obras o que foi dar ao mesmo).Referiu pela primeira vez a história do "quinhentos". 
A coisa pegou a partir daí e a história espalhou-se pela cidade e circulou de boca em boca e lá Rui Alves, até hoje foi baptizado pelo "quinhentos".A coisa como era de esperar levou Rui Alves a reagir intempestivamente com bastante indignação para os tribunais com um processo de difamação contra o padre Mário Tavares. 
Guilherme Silva e Coito Pita eram os advogados de Rui Alves e Rui Nepomuceno era o advogado do padre Tavares. João Lizardo e Ricardo Vieira voluntáriamente ofereceram-se como testemunhas do padre. Rui Nepomuceno receando uma mais que provável condenação do seu constituinte, usando o seu poder de persuasão lá convenceu Coito Pita e o Guilherme Silva a chegarem a um acordo amigável, negociando o arquivamento do processo com o pagamento por parte do padre Tavares das custas do mesmo.
Mário Tavares, recusou confiando no chamado pai-natal (isto é: pensando que os senhores juízes eram pessoas de bem e que iriam investigar a corrupção e o oportunismo de Rui Alves). Voltou a recusar depois dos apelos de bom senso dos advogados João Palla Lizardo e Ricardo Vieira.
Padre Tavares volta a ser intransigente dizendo:«eu quero ir a julgamento. Os meus punhos nunca pegarão numa caneta para a capitulação de um processo em que está em causa a conduta de um corrupto!»
Rui Nepomuceno vendo o perigo da condenação do padre resolveu por sua conta e risco (e uma vez que tinha a procuração de Mário Tavares) assinar o acordo para pôr fim ao processo sem o padre saber.
Rui Nepomuceno estava mais que convencido que se não assinasse o acordo contra a vontade do padre, o cenário mais provável era o ordenado do seu constituinte na qualidade de deputado da CDU assim como a sua futura reforma caírem na íntegra nos bolsos de Rui Alves o nosso "quinhentos". 
O padre Tavares ficaria o resto da vida a pagar dinheiro ao "quinhentos" condenado num processo de difamação.
 Moral da breve história como outrora dizia o Felipe la Féria: com a lei da rolha (art.º 180 do Código Penal) nas maõs de juízes fascistas ligados ao sistema, sai muito caro denunciar presumíveis corruptos e ladrões de colarinho branco no nosso país! Deixar roubar à vontade parece ser o melhor remédio.
Rui Alves "500"                              Rui Faria Nepomuceno

Guilherme Silva                                       Coito                                                                      Pita

João Lizardo                                              Ricardo Vieira

     Finalmente uma bela foto para premiar os leitores domingueiros do nosso blogue

Sem comentários:

Enviar um comentário