terça-feira, 7 de junho de 2016

As lágrimas de crocodilho do PSD Madeira em artigo de opinião de Gil Canha




MAR SALGADO





A recente greve dos estivadores no Continente provocou alguns problemas de abastecimento à Região Autónoma da Madeira mas, acima de tudo, causou um estranho e inaudito despertar no PSD/Madeira para estes assuntos.

Anteriormente, para esta força politica, o mundo real dos transportes marítimos para a Madeira e respectiva operação portuária não existiam… podia-se roubar, taxar, concertar preços entre armadores, monopolizar, enriquecer, corromper, controlar sindicatos, e inclusivamente, até se podia pagar os transportes mais caros da Europa, que para o PSD/Madeira esse mundo não existia, e se existia, era uma coisa da Oposição e de alguns ressabiados que não podiam ver os Sousas/Pedras a ganhar dinheiro às sacas.

E foi assim durante anos, onde só chafurdavam nestas águas estagnadas, os marginais e os inimigos dos “donos disto tudo”, até porque, se meter com eles era perigoso; dava origem a processos judiciais de milhares de euros e o próprio “regime laranja” não gostava que os seus apaniguados perturbassem as lides dos seus ladrões de estimação.
Mas, quando do outro lado deste gigantesco pântano oceânico começaram a se agitar outras forças, “Aqui-del Rei” que nos matam à fome! É por isso que é lindo de se ver na Assembleia Legislativa da Madeira gente a carpir mágoas e a lamber feridas, só porque há uns “diabos” no Continente que andaram a sabotar a paparoca para os indígenas e a atrasar o transporte do ferro e dos lombos de porco congelado. Até os deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República, que por tradição e “cagaço” nunca abriram o bico relativamente a estas coisas estranhas de “transportes marítimos”, já queriam ouvir a Ministra do Mar e já falavam em requisições civis e outras medidas para salvaguardar o abastecimento à cafraria.

Há anos que os madeirenses pagam as mercadorias mais caras do país; há anos que os madeirenses pagam fortunas para exportar os seus produtos; há anos que os madeirenses alimentam uma santíssima trindade de gordos parasitas; e os senhores deputados do PSD nunca viram nada nem nunca se aperceberam que no lombo vergado e aguilhoado da viloada,
viajam há muito, um trio “Onassiano” de anafadas carraças.
Quebrou-se o Tabu! Eles agora já falam de portos e de transportes de mercadorias, falam de estivadores e de operações portuárias, até já falam nos prejuízos dos armadores. Mas da banda de além… do outro lado… de lá longe… das greves dos braçais “cubanos”!
Para eles, o mundo marítimo da sangria e do assalto resume-se a umas greves malditas, nada mais do que isso!
Se Fernando Pessoa ressuscitasse certamente já não diria: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”, mas sim: “Ó mar
salgado, quanto do teu sal são lágrimas de crocodilo…”

Gil Canha (com a devida vénia do Fenix do Atlântico)

3 comentários:

  1. Crocodilho está para lágrimas como Coelo está para ...???

    ResponderEliminar
  2. Gil qualquer dia estara nas fileiras do PTP.Madeira.

    ResponderEliminar
  3. Sera Gil Canha o futuro cabeça de lista do PTP-Madeira? Não lhe faltam qualidades, capital político e dom da eloquência e tal como Coelho sabe arranjar parábolas para todas as circunstâncias.

    ResponderEliminar