terça-feira, 27 de outubro de 2015

Os "chaveiros" são o terror das Prisões brasileiras

O estado enfiou dezenas de milhares de pessoas em pavilhões projetados para um terço disso, e entregou as chaves a presos que usam de violência e intimidação para governar as prisões como se fossem feudos pessoais. 

 Maria Laura Canineu Diretora do escritório Brasil

Brasil: Onde os Presos Dão as Cartas

Pernambuco tem as prisões mais superlotadas do Brasil(São Paulo, 20 de outubro de 2015) – O estado de Pernambuco transferiu o controle de facto de suas prisões superlotadas a alguns presos escolhidos a dedo, conhecidos como "chaveiros", declarou a Human Rights Watch em um relatório divulgado hoje. O sistema prisional pernambucano abriga um número de presos três vezes maior que sua capacidade oficial, mantendo-os em condições perigosas e insalubres, em flagrante violação das normas regionais e internacionais.
O relatório "O Estado Deixou o Mal Tomar Conta", de 35 páginas, relata como as autoridades prisionais cederam o controle das instalações penitenciárias aos "chaveiros", que vendem drogas e lugares para dormir aos presos, além de usarem "milícias" violentas para manterem o poder, de acordo com egressos do sistema prisional, familiares e dois servidores públicos entrevistados pela Human Rights Watch."A superlotação é um grave problema nas prisões brasileiras, e em nenhum lugar ela é mais grave que em Pernambuco", diz Maria Laura Canineu, diretora do escritório Brasil da Human Rights Watch. "O estado enfiou dezenas de milhares de pessoas em pavilhões projetados para um terço disso, e entregou as chaves a presos que usam de violência e intimidação para governar as prisões como se fossem feudos pessoais".
A Human Rights Watch visitou quatro prisões em Pernambuco este ano e entrevistou 40 presos e egressos do sistema prisional, assim como seus familiares, autoridades prisionais, juízes, promotores, defensores públicos e policiais. (fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário