quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A luta de Gil Canha contra os juízes do Tribunal Constitucional

Canha no parlamento como independente


Dionísio Andrade deixa cargo de deputado do PND, que será ocupado por Gil Canha

O activista político/ambiental e empresário Gil Canha vai substituir Dionísio Andrade como deputado na Assembleia Legislativa da Madeira. No entanto, assume o cargo na qualidade de independente e não em representação do PND, uma forma de tornear uma possível perda do mandato parlamentar em consequência do processo de extinção do partido desencadeado pelo Tribunal Constitucional.Gil Canha foi o cabeça-de-lista do PND às eleições regionais de Março passado, em que esta força política elegeu um deputado. Embora ocupasse sempre lugares cimeiros das listas em anteriores eleições, nunca quis assumir funções parlamentares. Avança agora, segundo apurámos, porque este grupo político quer apostar num ‘peso pesado’ para o ‘combate’ que se avizinha. O partido já tinha assumido que o mandato seria assumido em rotatividade por várias pessoas da lista e nos primeiros meses da legislatura coube a Dionísio Andrade fazê-lo. Ontem, contudo, o jornalista (com carteira profissional suspensa) enviou aos serviços da Assembleia uma informação a pedir a sua substituição, invocando razões pessoais.Ao que o DIÁRIO apurou, a decisão de Dionísio Andrade não resulta de divergências internas mas sim porque se sente melindrado com toda a situação em que o partido se viu envolvido. O assunto foi abordado numa reunião realizada ontem de manhã, onde foi decidido que Gil Canha assumiria o mandato de deputado mas como independente, já desvinculado do PND.Apesar desta alteração ter efeitos imediatos e de Gil Canha ser deputado em funções desde ontem, só deverá sentar-se na Assembleia após as eleições nacionais de 4 de Outubro, visto que os trabalhos parlamentares estão suspensos por força da lei.Gil Canha tem 54 anos, é licenciado em História e Ciências Sociais. Ex-oficial do exército e actualmente empresário, esteve durante vários anos ligado à organização ambientalista Cosmos, ao surf e a clubes de desportos radicais. Foi fundador do jornal satírico  ‘Garajau’ e esteve na génese do grupo que integrou o PND na Madeira, embora só se tenha filiado no início deste ano. Foi eleito vereador na Câmara do Funchal no mandato 2009-2013. Em Setembro de 2013 integrou a coligação Mudança, que ganhou a Câmara do Funchal. Viria a demitir-se do cargo de vereador em Maio de 2014 depois do presidente Paulo Cafôfo lhe ter retirado todos os pelouros e de outros dois vereadores terem apresentado a demissão em solidariedade com Gil Canha. (dnoticias.pt)

PND deixa de existir na Assembleia Legislativa da Madeira

Confirmada notícia do DIÁRIO sobre entrada de Gil Canha como deputado independente

O secretário-geral do Partido Nova Democracia (PND), em processo de extinção por não ter apresentado contas durante três anos consecutivos ao Tribunal Constitucional, anunciou esta tarde, que Gil Canha assumirá o cargo de deputado na Assembleia da Madeira como independente.O empresário, ambientalista e ex-vereador na Câmara Municipal do Funchal, Gil Canha, assumirá o cargo de deputado na próxima sessão da Assembleia Legislativa da Madeira, substituindo Dionísio Andrade. "A representação do PND, enquanto partido, deixou de existir na Assembleia Legislativa mas o projeto de lutar contra o regime continua", acrescentou Joel Viana.O PND desistiu da sua candidatura à Assembleia da República. (dnoticias.pt)

PTP denunciou cumplicidade de albuquerque no monopólio da inspecção automóvel


PTP denuncia alegado monopólio no Centro de Inspecções da Madeira

A coligação Partido Trabalhista Português (PTP), Agir, MAS foi hoje junto do Centro de Inspecções Automóveis da Madeira, no Canto do Muro, denunciar o facto daquele ser o único centro na Região.Segundo o cabeça de lista da coligação, a Autoridade da Concorrência não actua em defesa da livre iniciativa e do livre comércio.José Manuel Coelho lamenta que os taxistas sejam, obrigados a ir à ienspecção duas vezes ao ano para dar negócio o Centro.Uma autêntica “candonga”, um “mega-negócio”, segundo palavras de Coelho.Segundo PTP o Governo de Jardim não deixou uma empresa concorrente entrar no mercado e, por isso, a Região deverá icnortrer no pagamento de mais de 300 mil euros.Segundo o PT a concessão viola as leis da União Europeia.José Manuel Coelho aproveitou para denunciar que a Fundação Social Democrata (FSD) não presta conta quando o Tribunal Constitucional é mais célere em preocupar-se em extinguir partidos por cometer o mesma infracção (não prestar contas). (Funchal/Notícias)

PTP denunciou monopólio da inspecção automóvel

Partido Trabalhista Português esteve hoje à frente do Centro de Inspecções da Madeira. José Manuel Coelho referiu que aquelas “são umas instalações construídas no tempo de Alberto João Jardim com dinheiros públicos e da União Europeia” e que o ex-presidente do Governo Regional entregou a exploração “deste mega negócio ao senhor António Henriques”.O candidato do PTP explicou na iniciativa política que António Henriques é “amigo do Jardim” e que tem aquela concessão à dezenas de anos. “Ele engana os madeirenses, porque tem o monopólio deste negócio e a autoridade da concorrência existe para foverecer o livre comércio”, referiu, apontando ainda que “a concessão foi dada por Alberto João Jardim violando as leis da União Europeia à António Henriques”.
“Este senhor fica com o dinheiro todo da inspecção automóvel e parte desse dinheiro dá à Fundação Social Democrata e nunca prestou contas. Os madeirenses têm de abrir os olhos. Se chegar a deputado vou acabar com este mega negócio”, prometeu o cabeça-de-lista.[http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/540766-ptp-denunciou-monopolio-da-inspeccao-automovel]

Vladimir Putin telefona para Elton John e propõe encontro

Porta-voz do presidente russo garantiu que ligação foi verdadeira.
Músico tinha sido vítima de humoristas fingindo ser Putin anteriormente.(fonte) 

Sem comentários:

Enviar um comentário