quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ISALTINO MORAIS DESMASCARA PAULA TEIXEIRA DA CRUZ E MARQUES MENDES

ISALTINO MORAIS DESMASCARA PAULA TEIXEIRA DA CRUZ E MARQUES MENDES 
Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras por sete vezes, esteve preso durante 427 dias, entre 2013 e 2014, por fraude fiscal.



Durante esse tempo, escreveu um diário na cela da prisão da Carregueira, em Sintra, que dividiu com mais quatro reclusos. A minha Prisão, de Isaltino Morais (A Esfera dos Livros, 481 pp, €19) nos escaparates desde sexta-feira, 29, e com apresentação marcada para dia 4, na Faculdade de Direito de Lisboa, é um relato da vida na prisão, das saudades da família, das greves dos guardas prisionais, da comida "intragável" do refeitório e dos pensamentos que se lhe acometeram enquanto esteve encarcerado.

Na introdução, onde diz que partilha com o público "a sua verdade, nua e crua", ajusta contas com Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz, mas este não é um livro sobre política (ficará para mais tarde?), mas sobre um homem que se sente injustiçado pelo sistema e que fez "uma descida aos infernos". 

[Reproduz uma conversa com Marques Mendes]

"- Ó Isaltino, eu nunca acreditei que o Barroso conseguisse chegar lá [...] mas a verdade é que esse gajo vai ser primeiro-ministro. Depois do que disse dele. Nem eu posso aceitar, nem ele me convida! [para o Governo]
- E se ele o convidar?

- Bom, deixava-me numa situação difícil. mas não me convida" [...] Após a saída do meu gabinete ligo a Barroso e disse: "Zé Manel, acabei de falar com o Mendes e ele está mais do que maduro para o teu convite!"

- "Se eu fosse um vulgar cidadão seria absolutamente normal que as leis se cumprissem. No caso Isaltino era preciso recolhê-lo à prisão, porque assim regenera-se a política e a paz volta a reinar no mundo judicial" 

- "Apesar da prisão me puxar para o abismo, a cada momento apelo às minhas energias positivas e penso no futuro."

- "Na última hora percorri 560 vezes a cela [...] o que corresponde a cerca de 3km"

- "[...] Claro que pior que a prisão só uma doença grave. Morrer politicamente, morre-se muitas vezes e depois ressuscita-se!"

- "Conversámos [com Vale e Azevedo, no pátio] sobre os processos e fiquei a saber que, dos 700 reclusos da Carregueira, sou o recluso com a mais baixa pena e o único primário condenado a menos de cinco anos no caso dois a quem a pena não foi suspensa"

- "Sinto o meu coração transbordar de amor pelo Afonso [filho mais novo, na altura com 10 anos], e vê-lo enche-me a alma"

- "As linhas que partilho convosco são a minha verdade, nua e crua, como só ela pode ser"

- "As virgens imaculadas continuam por aí. Eu acabei na prisão..."



- "Luís Marques Mendes, que então ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração da EIA (entidade promotora da Universidade Atlântica), contratara, em 2001, Paula Teixeira da Cruz para prestar assessoria jurídica àquela universidade (cujo maior acionista era o município [de Oeiras]), tendo feito pagar a esta pelos seus serviços, entre 2001 e 2007, mais de 139 mil euros. Dado que não foram encontradas evidências do trabalho de PTC, a administração da universidade decidiu, e bem, rescindir o contrato com aquela política - não se entende como foi contratada uma advogada para não trabalhar"

- "Toda a hipocrisia daqueles dirigentes [Marques Mendes e Teixeira da Cruz] do PSD estava bem patente na contradição entre as virtudes públicas de que se reclamavam e o apego às avenças e aos cargos que lhes conferia o vil metal"

- "Marques Mendes era um e é um caso de ingratidão típico. Fi-lo presidente da Assembleia Municipal de Oeiras , em 1997. Fi-lo presidenrte da EIA [gestora da Universidade Atlântica, em Oeiras] quando, em 1999, me entrou no gabinete pedindo-me o cargo"

- "Contribuí para a sua chegada a ministro dos Assuntos Parlamentares do Governo de Durão Barroso, em 2002"

[Reproduz uma conversa com Barroso]

- "É melhor tê-lo [Marques Mendes] no Governo do que no Parlamento a arranjar intrigas.

- Não, Isaltino, eu tirei-lhe os boys do Parlamento. (fazendo referência a Artur Torres Pereira, Migeul Macedo, Azevedo Soares e Pedro Vinha da Costa, entre outros...)

-Ó Zé Manel, ele arranja outros.

- Mas o homem disse de mim o que Maomé não diz do toucinho. Nunca aceitará vir para o meu Governo!

-Parece que não o conheces... ele não tem coluna vertebral, aceita tudo, vais ver!"

- "Marques Mendes era conhecido por fazer o alinhamentos dos telejornais com José Eduardo Moniz, jornalista da RTP"

- "Disseram-me que um "truque" muito usado nas prisões para combater o frio consiste em abrir a torneira da água quente e esperar que o vapor de água aqueça a cela - parece que resulta"

- "Dou comigo a fazer coisas que nunca imaginei: durante o tempo e que estou no pátio tenho caminhado. Faço cerca de 6kms por dia. [...] Tenho também procurado dar caminhadas na cela. Esta tem cerca de cinco passos de comprimento. Desde o 1:º dia passei a fazer 300 voltas, cerca vde 1500 passos (1,2 km). Ontem fiz 900 voltas (3,6km) em hora e meia."

- "A partir das 21 horas o pátio [da prisão] quase fantasmagórico anima-se. Regressam as pombas, os ratos e as gaivotas. [...] porque é que os reclusos atiram pão para o pátio sobretudo a partir das 21 horas?"

- [Na prisão de Carregueira, depois de transferido do EP da Polícia Judiciária, onde esteve 15 dias]

"Justamente da porta de acesso ao pátio encontrei o Carlos Cruz, cumprimentei-o, estava de barba com alguns dias. Pareceu-me moralmente abatido, como eu próprio"

- "Há dois dias que peço insistentemente a esfregona que, há já uma semana, me disseram que iriam entregar. Estou a limpar o chão da cela com roupa interior."

- "O recreio terminou às 11 horas, só amanhã às 9 horas serão abertas as celas - 22 horas fechado [greve dos guardas prisionais]"

- "[mudou para a cela 407, já com outros quatro reclusos] A cela tem 6,5 por 4,5 metros, isto é 29m2, o que dá menos de 6m2 por recluso, espaço que inclui a cama e o armário"

- "Continuo a sonhar como nunca. Será que a prisão nos faz sonhar? Será que os sonhos nos podem salvar?"

- "É interessante perceber que tanta gente acredita na ingenuidade de Passos Coelho, não o conhecem minimamente"

- "Por razões que desconheço, a prisão quase não serve tomate, mas um dos companheiros de cela la conseguiu três tomates da cozinha e duas cebolas. Fez-se a salada ontem, à noite e os cinco saboreámos um banquete"

- "Dia de greve, voltámos ao pátio alternado: ora de manhã, ora de tarde, com 27 horas nas celas, das quais apenas se sai para as refeições"

- "Pessoalmente tenho razões e factos que me permitem catalogar a ministra como pessoas sem princípios e sem caráter, mas, neste caso da greve dos guardas prisionais , a soberba e a hipocrisia da ministra ultrapassa todos os limites"

- "É surpreendente a construção de amizades e afetos na prisão. Um grupo de jovens cabo-verdianos, todas as noites antes do fecho das celas, vem visitar-me e dar as boia-noites"

- "Depois de [os guardas] me invadirem a cela quase na hora de dormir para me despirem e me obrigarem a agachar para ver se não escondia um telemóvel no ânus"

- "No silêncio e na solidão de cada um, o pensamento é um turbilhão e a liberdade uma aspiração essencial à vida. Sente-se a dor, um aperto no coração e no peito que suscita pensamentos depressivos"

- "Comunicou-me que o Dr. António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e o Eng.º Ministro dos Santos, presidente da Câmara de Mafra, me querem visitar. Fico feliz por ter amigos políticos que não me esqueceram"

- "O almoço hoje foram batatas cozidas com um ovo cozido. De sobremesa: laranja"

- "Quando deixei a cela, por volta das 18 horas [no dia em que foi libertado], dois companheiros carregaram-me os sacos, enquanto eu procurava despedir-me de todos, em abraços múltiplos, tornando-se difícil vencer as barreiras de rostos que me habituei a ver diariamente, durante mais de um ano" (fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário