quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pecados e tachos de Élvio Sousa "o escava poios"Tachos para os amigalhaços

(Com a devida autorização do "quebra-costas" de Julho, já à venda nas bancas)



No passado dia 8 de Outubro, realizou-se a apresentação pública da nova imagem corporativa da Câmara Municipal de Machico, numa conferência de imprensa que contou com muito público e que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nesta apresentação esteve presente a vereação da Câmara Municipal de Machico, liderada pelo presidente, Ricardo Franco, acompanhado pelo Dr. Élvio Sousa, responsável Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho, que explicou os argumentos históricos que levaram ao conceito da nova identidade visual da Câmara Municipal de Machico. Esta apresentação contou também com a explicação das regras de utilização do novo logótipo pelo Designer Mário Ramos, responsável pelo desenvolvimento deste novo conceito visual.

O novo logotipo resulta de uma recolha de elementos visuais e de uma nova interpretação dos elementos do antigo brasão municipal, assente na simplificação e modernização. É também uma homenagem às raízes históricas do Concelho(ver site da CMM)

Tachos e mordomias da miss de Gaula Élvio de Sousa:


Élvio Sousa
______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
 elviomsaousa@sapo.pt

Situação profissional
- Técnico Superior do Município de Machico.
- Investigador do CHAM -Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Dezembro de 2009.

Graus Académicos
- Doutorando em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Mestrado em História Regional e Local, concluído em 2003 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Licenciatura em História, Variante de Arqueologia (1996).
Domínio de especialização- Arqueologia Moderna e Contemporânea
- Cerâmica Arqueológica (séculos XV-XX)
- História do Quotidiano
Projectos de investigação arqueológica- EAMA- Estudo da Arqueologia Moderna dos Açores (2008-2011).
- Arqueologia da Época Moderna na Madeira e nos Açores (2006-08).
- Estudo químico e mineralógico da cerâmica do açúcar na Madeira (2003).

Publicações mais revelantes- “A Loiça Utilitária das Escavações Arqueológicas do Convento de Jesus, Ribeira Grande”, A Ponte -Revista Cultural da Ribeira Grande, n.º1, Ribeira Grande, pp. 42-51 e 61-62, 2010.
500 Anos de Cerâmica na Madeira. Estudo Tipológico de vinte e cinco peças arqueológicas, Machico, ARCHAIS, 2007.
- “A Cerâmica do Açúcar das cidades de Machico e do Funchal. Dados Históricos e Arqueológicos para a Investigação da Tecnologia e Produção do Açúcar em Portugal”, A Cerâmica do Açúcar em Portugal na Época Moderna, Lisboa/Machico, CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, 2006, pp. 10-31.
Arqueologia da Cidade de Machico. A Construção do Quotidiano nos Séculos XV, XVI e XVII, Machico, CEAM, 2006.
- “Chemical and physical characterization of fragments from ceramic jars called "formas de açúcar" exhumed in the town of Machico, Madeira Island" (em co-autoria com João Silva e Celso Gomes), PRUDÊNCIO, Maria; DIAS, Maria; WAERENBORGH, J. eds, Understanding people through their pottery. Proceedings of the 7th European Meeting on Ancient Ceramics (EMAC'03), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2005, pp.263-268.
Trabalhos arqueológicos mais relevantes
-Campanha de Trabalhos Arqueológicos no Forte de S. João Baptista, Ilha de Santa Maria, integrado no projecto EAMA – Estudo da Arqueologia Moderna dos Açores (2008, 2009 e 2010).
- Trabalhos arqueológicos na Cidade de Machico (Forte de São João Baptista, 2007; Casa com a Porta Manuelina, 2006; Junta de Freguesia (2006-2000); Alfândega (2000); na Cidade de Santa Cruz (Misericórdia, 2005) e Ilha do Porto Santo (Casa Colombo, 2004). [ver Centro de História de Além-Mar CHAM]

Amanhã vamos publicar os pecados de Paulo Cafôfo (Hoje saídos à estampa no jornal "quebra-costas" = à venda nas bancas a partir de hoje)  
O novo carro de vender gelados do JPP    
 Ventura Carneiro disse...

Sr. Calisto quando é que o sr. tem a coragem de confrontar a JPP com factos concretos em vez de andar a dar destaque a asneiradas e propaganda? Deputados a medir a tensaõ arterial?! EW o sr. acha que tudo isto é fixe. Poupe-nos. Pergunte pelas declarações de rendimentos do Elvio, dos deputados da JPP e do Presidente da Camara de Santra Cruz entregues no Tribunal Constitucional? O sr. não é jornalista? Presumo que sim. Se for pode consultar as declarações no TC. Era recomendável que o fizesse. Exija que eles mostrem documentos sobre a questão dos salários na Junta de Freguesia de Gaula cruzando-os com declarações de rendimentos (IRS) e com as contas da própria Junta de Gaula para ver o percurso do dinheito de salários que eles dizem não receber. Peça à JPP que explique como comprou a carrinha que a propaganda diz ser um gabinete móvel? Com que dinheiro? Do jackpot? O Tribunal de Contas deve estar interessado nisso. Quatos funcionários tem a JPP ao seu serviço? Meu caro sr. Calisto, fale-nos de factos concretos e abandone a mediocridade transformando-se num amplificador das propaganda de partidos. Jornalismo isto?     (fénix do Atlântico)      

França Gomes, presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz exerceu a sua influência em prol do seu cunhado Gonçalo Amaro angariando-lhe um lugarzinho de assessor no gabinete de Filipe de Sousa na CMSC. Aqui também aparece na foto a "palheirinha" Raquel Gonçalves assessora de imprensa da presidência.
Comentário oportuno de um leitor atento:

Emília Patrícia Mendonça Spínola

Não sei como é que ainda ninguém se apercebeu (nem o Sr. Coelho!) que há uma deputada do JPP que ainda não apareceu na Assembleia e que ganha o ordenado sem colocar lá os pés (não põe os pés na Assembleia mas está nesta foto). Dizem que tem um bébé com problemas. Não digo que não. Suspenda o mandato, volte à escola e meta atestado para cuidar da criança. Como os deputados não podem justificar as faltas com atestado ela mantém-se no cargo, nunca aparece, ganha o ordenado por inteiro e vamos todos cantando e rindo com base na "seriedade" do JPP. Tenham vergonha na cara. Suspenda o mandato, quem estiver na lista a seguir que vá para a Assembleia trabalhar, a senhora deputada que volte à Escola onde é professora, meta atestado médico e cuide lá da sua criança. Votei JPP, mas pelos vistos são iguais ou piores que os outros. O meu voto não apanham mais. Cambada de aldrabões! (ver AQUI)
Pedro Fernandes do JPP, era carteiro de profissão, muito popular na freguesia da Camacha, foi ele quem arranjou a maior parte do votos dos verdinhos naquela freguesia. Ainda não teve direito a nada. Tem sido excluído dos «lugarzinhos»

4 comentários:

  1. Falta juntar os trabalhos feitos na Câmara Municipal de Porto santo com o presidente roberto

    ResponderEliminar
  2. Coelho: qual a diferença entre essa Deputada do JPP e o Rocha?! Ah, já sei: o Rocha usava barba!

    ResponderEliminar
  3. Coelho eu sei mais podres deles, fala com o teu conselheiro Vitocas, o que enterrou o PS, lol

    ResponderEliminar
  4. Oh coelho, ainda faltam mais tachos, esse Doutor Élvio é convidado da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona e lhe pagam ordenados e viagens, Foi lá que o JPP, junto da reitoria e outros influentes docentes, criam a JPP lisboa, e agora vao tomar de assalto o continente. Toma atenção Coelho, passa a palavra e diz ao Sr calisto

    ResponderEliminar