domingo, 3 de maio de 2015

O parlamentarismo burguês exclui os pobres da participação activa na Democracia

d)Supressão do parlamentarismo "... Somadas as restrições, excluem, eliminam os pobres da política, da participação activa da Democracia. MARX aprendeu este traço essencial da Democracia capitalista quando refere na sua análise da experiência da comuna:Autoriza-se os oprimidos a decidir periodicamente, para um certo número de anos, qual será de entre os representantes da classe dos opressores, aquele que os representará e calcará aos pés no parlamento!" (LENINE, ob. cit.) "...o meio para sair do parlamentarismo não consiste em destruir os organismos representativos e o princípio colectivo, mas sim em transformar estes moinhos de palavras que são organismos representativos em assembleias "actuantes". A comuna não devia ser um organismo parlamentar, mas sim um corpo actuante, simultâneamente executivo e legislativo" (LENINE, ob. cit.)

A teoria das elites surgiu para combater esta teoria de Marx

O pai da teoria das elites foi Vilfredo Pareto [1848-1923] A teoria resume-se assim:
O povo substitui elites por elites. Há elites que o povo pode escolher de outras. Nocaso português pode trocar as elites do PSD  por outras elites do CDS e do próprio PS

A sociedade capitalista, considerada nas suas condições de desenvolvimento mais favoráveis, oferece-nos uma democracia mais ou menos completa na república democrática. Mas esta democracia fica sempre confinada no quadro estreito da exploração capitalista e, por esse facto, ela continua sempre a ser no fundo, uma democracia para a minoria, unicamente para as classes possidentes, unicamente para os ricos. A liberdade, em sociedade capitalista, é sensivelmente sempre como foi nas repúblicas da Grécia antiga: uma liberdade para os proprietários de escravos. Em consequência da exploração capitalista, os escravos assalariados de hoje vivem tão oprimidos pela necessidade e pela miséria que “se desinteressam da democracia e da política” e, no decurso normal, pacífico, dos acontecimentos, a maioria da população encontra-se apartada da vida política e social. (ver)

Sem comentários:

Enviar um comentário