domingo, 8 de março de 2015

O eterno problema das alfândegas a perseguir os nossos emigrantes

Excesso de zêlo talvez!

O regresso da barbárie

Estado Islâmico destrói antiga cidade iraquiana de Dur Sharrukin

Hoje às 21:51
O grupo jiadista autoproclamado Estado Islâmico saqueou e destruiu hoje a zona arqueológica de Dur Sharrukin, na atual cidade iraquiana de Jorsabad (norte), que foi capital da Assíria, disseram à agência Efe fontes governamentais iraquianas.
Uma fonte responsável pela segurança na província de Nínive, onde se situa a antiga cidade, acrescentou que os jiadistas utilizaram várias escavadoras para destruir o lugar arqueológico, antes de roubar as antiguidades.
Entre os vestígios destruídos mais importantes destaca-se o palácio do rei assírio Senaquerib, filho de Sargão II, disse à Efe a presidente da Comissão de Turismo e Antiguidades do governo provincial de Nínive, Balqis Taha.
A fonte indicou que o EI destruiu o palácio do rei Sargão II, outros edifícios próximos e vários templos.
Jorsabad situa-se 15 quilómetros a noroeste da cidade de Mosul, capital de Nínive, controlada pelos 'jihadistas' desde junho de 2014.
Dur Sharrukin (Jorsabad) é o quarto sítio arqueológico atacado pelo movimento extremista no norte do Iraque desde o final de fevereiro.
O EI destruiu no sábado a antiga cidade de Hatra, declarada Património Mundial pela UNESCO.
Além disso, na quinta-feira os 'jihadistas' arrasaram a cidade assíria de Nimrud e destruíram uma semana antes o Museu da Civilização em Mosul. (JN)

Sem comentários:

Enviar um comentário