sábado, 24 de janeiro de 2015

Congresso extraordinário do Partido Trabalhista Português

Congresso do PTP aprova coligação para eleições regionais

 O congresso regional extraordinário do PTP decidiu hoje, por maioria, que o partido deve concorrer em coligação nas eleições legislativas regionais antecipadas, revelou o seu líder, José Manuel Coelho.
"Foi ratificado, com 40 votos a favor e uma abstenção, que o partido deve ir às eleições regionais coligado com o PS, MPT, PAN e com todos os democratas que possam aparecer", revelou à agência Lusa.
José Manuel Coelho adiantou, contudo, que "se a coligação falhar, o PTP vai sozinho às eleições".
"Sabemos que há forças no PS ligadas a grupos capitalistas que querem sabotar a unidade em torno das forças democráticas e de esquerda apesar do seu líder estar ao lado das classes trabalhadoras e dos mais desfavorecidos", disse.
Nas eleições legislativas regionais de 09 de outubro de 2011, o PTP obteve 10.112 votos, ou seja, 6,87 por cento do universo dos votantes (147.344), elegendo três deputados e constituindo-se o terceiro maior partido da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira.
O pedido de exoneração de Alberto João Jardim a 12 de janeiro após o processo eleitoral interno no PSD que elegeu o ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, líder do partido, abriu a possibilidade da realização de eleições legislativas regionais antecipadas relativamente às quais o PTP se apresentará coligado com o PS (16.945 votos, 11,50 por cento); MPT (2.839 votos, 1,93 por cento) e com o PAN (3.135 votos, 2,13 por cento).
A Assembleia Legislativa da Madeira é constituída por 47 deputados distribuídos por oito partidos - PSD 25; CDS 9; PS 6; PTP 3; CDU 1; MPT 1; PND 1 e PAN 1.
No início da legislatura, a oposição madeirense detinha, no seu conjunto, 22 deputados, estava, portanto, separada do PSD por três deputados.
No final da legislatura, porém, e devido ao facto de um dos 25 deputados do PSD se ter assumido como independente, a relação diferencial passou, então, a ficar em 24/23 deputados.
Dos 256.483 inscritos, nas eleições regionais de 09 de outubro de 2011 votaram 147.344 eleitores (57,45 por cento).
A abstenção foi de 42,55 por cento.
O PTP é um dos partidos que integra a coligação "Mudança" (PS, MPT, PAN e BE) que conquistou, ao PSD, nas eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013, a maior autarquia da Região - a Câmara Municipal do Funchal, pondo fim a uma hegemonia que datava de 1976.
O PND, entretanto e em divergência com o PS, abandonou a coligação.
Nestas eleições, a coligação obteve 15,56 por cento dos votos no concelho do Funchal.  (dnoticias.pt)

Coelho fala à comunicação social sobre Congresso Extraordinário do PTP - Iª parte

 Coelho fala à comunicação social sobre Congresso Extraordinário do PTP - IIª parte

Fotos dos congressistas




Sem comentários:

Enviar um comentário