sábado, 18 de outubro de 2014

O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista

O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista

«No papel é fácil escrever e ao microfone é fácil gritar: “chegou a hora do assalto final!” Para o assalto final, não basta escrever ou gritar. É preciso, além de condições objectivas, que exista uma força material, a força organizada, para se lançar ao assalto, ou seja, um exército político ligado às massas e as massas radicalizadas, dispostas e preparadas para a luta pelo poder, para a insurreição (…) Os radicais pequeno-burgueses são incapazes de compreender que os objectivos fundamentais da revolução não se alcançam reclamando-os, mas conquistando-os.»

Álvaro Cunhal, «O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista», 1970.
Não há movimento revolucionário sem teoria revolucionária

Não há movimento revolucionário sem teoria revolucionária¹. A teoria esclarece e orienta a actividade prática. Mas a teoria enriquece-se com os ensinamentos da prática, afere-se na prática e, quando separada da prática, torna-se estéril, vazia e inútil. Por isso, ao discutirem-se concepções acerca da situação política, dos objectivos da luta, do processo revolucionário, tem-se em vista a definição correcta das tarefas que se colocam às forças revolucionárias e a sua realização. Conforme com uma indicação célebre², o problema que se coloca aos comunistas não é apenas o de explicar e interpretar o mundo, mas o de transformá-lo.


Álvaro Cunhal, in «O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista»³, 1970.
Ver mais AQUI
Revolução burguesa em Portugal deu-se no dia 5 de Outubro de 1910

Antes do capitalismo monopolista, os movimentos democráticos dirigiam-se fundamentalmente contra o feudalismo, tinham um carácter democrático-burguês, inseriam-se no processo da revolução burguesa. Na actualidade salvo em países subdesenvolvidos, tem fundamentalmente um carácter antimonopolista.(Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista, Álvaro Cunhal, 1971)

A pequena burguesia e a classe média urbana deixam a luta quando esta assume a defesa de uma sociedade Socialista

Os aliados do proletariado para a revolução socialista não são os mesmos que para a revolução democrática e nacional. Nesta, o proletáriado desfere o golpe fundamental contra os monopólios (associados ao imperialismo) e os latifundiários e alia-se a uma parte da burguesia (a pequena burguesia e sectores da média) interessada na luta antimonopolista. A revolução socialista dirige-se contra a burguesia no seu conjunto, e por isso alguns aliados do proletariado na primeira etapa (sectores da média burguesia urbana, camadas de camponeses médios, mesmo algumas camadas da pequena burguesia) deixam de o ser na revolução socialista.

(idem)

1 comentário:

  1. É o que estamos vendo hoje no Brasil com as críticas à direita e à esquerda que se estão fazendo aos governos de coalizão centro-direita de Lula e agora Dilma. As correlações de força não ajudam os comunistas, muito pelo contrário, e tampouco os setores de esquerda. O PT não está hegemônico no governo e não está ! No Brasil o PCB e até alguns camaradas de Portugal estão com a posição que o grande camarada Alvaro Cunhal criticava: o radicalismo pequeno burguês de fachada sociualista.

    ResponderEliminar