terça-feira, 3 de junho de 2014

Blog de Luís Calisto dá relevo à luta de Élvio de Sousa da junta de freguesia de Gaula

GAULA


PRESIDENTE DA JUNTA EXPLICA
ALEGADO DESVIO DE ÁGUA

GOVERNO REGIONAL MANDA RETIRAR SISTEMA 
DE ALEGADO DESVIO DE ÁGUA DE REGA

Conforme noticiou e comprovadamente documentou a Junta de Freguesia de Gaula no Sábado passado, a situação do sistema de entubamento de água de rega do Sítio da Fazenda ficou hoje resolvida, em reunião matinal com os responsáveis do IGH, e à tarde com os regantes e agricultores.



Para uma breve sinopse, juntam-se os elementos relevantes:


1. Foi reconhecida tratar-se de um situação ILEGAL, que carece de autorização administrativa do órgão de gestão, nomeadamente para um sistema de água de pena, procedimento esse que gerou uma significativa revolta popular e distinto tratamento ao nível dos utentes.

2. Assim, verificou-se um tratamento discriminatório no direito à água, situação inadmissível para esta junta de freguesia, que compreensivelmente defende o interesse colectivo em detrimento do interesse particular, independentemente do foco de origem.

3. Deste modo, o que se exige às autoridades de gestão da água é, definitivamente, um tratamento igualitário de todos os regantes, e a eliminação de factores de distanciamento social.

4. Hoje, por decisão do IGH, a ligação interna à caixa de distribuição de água foi retirada, e toda a extensão de tubagem a suL daquele equipamento mandado retirar.

5. Esta Junta de Freguesia agradece publicamente a todos os regantes e agricultores que nos ajudaram na denúncia desta situação de injustiça social, conhecendo-se os graves problemas que a falta de água acarreta para a gestão da economia familiar gaulesa.

6. Agradece, ainda, ao engenheiro Pimenta de França pela cordialidade de tratamento e sublinha que nunca ouve intenção, ao contrário daquilo que os interessados possam entender, de inferiorizar quem tem igualmente direito à água de rega. Todavia, num sistema de valores e de equidade democrática, defendemos a transparência e a igualdade de oportunidades.

7. Aqui o “bicho-papão” não é, definitivamente, a Junta de Freguesia de Gaula, mas o foco de origem do problema, que deve ser encaminhado legalmente para a capital madeirense.

Élvio Sousa
Veja tudo AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário